Programas e projetos de extensão universitária poderão receber recursos de até R$ 300 mil para o seu desenvolvimento. É o que determina o edital 2016 do Programa Nacional de Extensão Universitária (Proext), lançado no dia 16 de março, pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação em parceria com o Ministério das Cidades e outros Ministérios.
O Proext é uma ação interministerial, coordenada pelo MEC e desenvolvida em parceria com as instituições públicas de educação superior por meio de programas e projetos de extensão universitária. De acordo com o edital, podem participar do referido programa as universidades públicas federais, estaduais e municipais, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia; os centros federais de educação tecnológica e as instituições comunitárias.
No âmbito do Ministério das Cidades, encontra-se a Linha Temática 05: Desenvolvimento Urbano, com os seguintes subtemas: 1 - Gestão de Projetos Urbanos; 2 - Cadastro Territorial Multifinalitário; 3 - Mobilidade Urbana; 4 - Acesso à Terra Urbanizada; 5 - Saneamento Ambiental; 6 - Habitação; 7 - Trânsito.
As propostas candidatas à concorrência a Linha Temática Desenvolvimento Urbano deverão ter como público alvo técnicos e gestores municipais e estaduais, além dos demais agentes sociais envolvidos com a política urbana de cada Município e poderão ser desenvolvidas presencialmente e/ou por meio de cursos a distância de autoinstrução e/ou moderados a serem disponibilizados na plataforma de educação a distância do Portal Capacidades do Programa Nacional de Capacitação das Cidades do Ministério das Cidades (www.capacidades.gov.br).
Participe!