O Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, oferece o curso a distância de autoinstrução sobre Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e o curso a distância de autoinstrução Qualidade, saúde, meio ambiente e segurança (QSMS) em estações de tratamento de esgoto (ETEs) com aproveitamento energético de Biogás.
O Curso EaD do IPTU foi elaborado em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seu objetivo principal é fornecer subsídios para a regulamentação e implementação do IPTU, assim como refletir sobre uma série de questões relevantes para a reestruturação do IPTU, entre as quais se pode destacar: formas de minimizar a resistência e de superar as dificuldades políticas enfrentadas pelos gestores públicos, quebra de paradigmas na gestão e administração, monitoramento do desempenho e, por fim, potencial do imposto como instrumento de gestão urbana.
Já o Curso EaD QSMS foi elaborado em parceria com Agência Alemã - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e visa trazer importantes conceitos sobre aspectos e impactos ambientais relacionados à geração de esgoto e ao seu tratamento, além de focar na operação segura das ETEs que aproveitam energeticamente o biogás gerado na sua operação. O curso é voltado para gestores e operadores de ETEs, bem como para interessados no assunto. Como o tema de aproveitamento energético de biogás em ETEs ainda é muito pouco discutido no Brasil, pode-se afirmar que o material é inédito e trará novos conhecimentos aos participantes.
Os cursos são gratuitos e para certificação é necessário ter o aproveitamento mínimo de 70% na média das avaliações sobre o conteúdo.
Obtenha mais informações nas páginas de inscrições, acesse os links:
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - Turma 3/2017