Projetos Proext encerrados:
Região Norte
EDITAL Nº 02, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 - MEC/SESU (DOU 2 DE MARÇO DE 2012):
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Desenvolvimento urbano em Jaguarão: ampliando fronteiras do saber
Resumo: O Programa propõe-se a capacitar técnicos e gestores municipais e estaduais e demais agentes sociais envolvidos com a política urbana de cada município da Região Metropolitana de Belém, por meio de cursos e oficinas presenciais e a distância de autoinstrução e moderados a serem disponibilizados na plataforma de educação a distância do Portal Capacidades do Programa Nacional de Capacitação das Cidades do Ministério das Cidades (www.capacidades.gov.br) no sentido da implementação do novo paradigma de regularização fundiária advindo, especialmente, com o Estatuto da Cidade e a Lei 11.977/09 que integra medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais. O Programa propõe, também, articular o desenvolvimento das ações governamentais em regularização fundiária por meio da gestão metropolitana que deverá contar com a obrigatória e significativa participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade.
Coordenação: Mauricio Leal Dias
Contato: mlealdias@ufpa.br
______________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Extensão em Saneamento no Amazonas
Resumo: O programa Extensão em Saneamento no Amazonas foi elaborado com base na linha temática 5: Desenvolvimento Urbano, tendo como sub-tema o Saneamento Ambiental (item 4.5.5 do edital). A ação representa a continuidade, ampliação e aprofundamento do Programa de Extensão em Saneamento, aprovado no edital anterior e atualmente (2012) em execução. A proposta metodológica do programa "Extensão em Saneamento no Amazonas é composta três estruturas que são: 1. Ação de Capacitação: Curso de Capacitação em Abastecimento de Água; 2. Ações de mobilização social: Seminário "Saneamento é Básico"; e 3. Ações de ensino pesquisa e extensão: Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental. O projeto foi desenvolvido com base nas atividades anteriormente executadas e atualmente em execução e pretende consolidar um grupo de extensionistas da área de saneamento em atuação em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins, no Amazonas. A equipe é composta por docentes, discentes e colaboradores externos. Como resultado se espera melhorar as condições dos serviços de saneamento, a capacitação profissional e a formação diferenciada de profissionais de engenharia e arquitetura da Faculdade de Tecnologia da UFAM. O Programa também pretende gerar novos conhecimentos, diagnósticos, material didático e publicações na área de Saneamento.
Coordenação: Elias Simão Assayag
Contato: elias_assayag@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Levantamento e avaliação de indicadores de sustentabilidade ambiental e da qualidade da água da Bacia do rio Cauamé, Boa Vista, Roraima, Brasil
Resumo: A presente proposta prevê a realização de um diagnóstico sócio-ambiental nas comunidades localizadas ao longo da bacia do rio Cauamé, principal afluente do rio Branco, onde é captada a água para abastecimento público. Essa bacia vem sofrendo com ocupações irregulares e despejo de esgoto sanitário, neste sentido, esse programa tem como objetivo realizar ações de extensão voltadas para levantamento e avaliação de indicadores de sustentabilidade ambiental e qualidade da água com vistas a melhorar a quantidade e qualidade das avaliações de políticas e programas e das informações existentes sobre as condições de habitação e saneamento em Roraima, de forma a contribuir para a qualidade de vida destas comunidades. Esta proposta vem complementar as informações sobre a bacia, visto que a equipe executora aprovou no edital PROEXT 004/2011 MEC/Sesu a proposta intitulada 'Programa de aplicação de tecnologias sociais para o saneamento ambiental junto às comunidades do rio Cauamé e do Beiral, Boa Vista, Roraima, Brasil', e percebeu a falta de informações relevantes para propor ações voltadas para a sustentabilidade da cidade, visto que além do bairro Caçari, mais cinco bairros margeam o rio Cauamé dentro do município de Boa Vista.
Coordenação: Ivanise Maria Rizzatti
Contato: niserizzatti@gmail.com
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
Região Nordeste
EDITAL Nº 02, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 - MEC/SESU (DOU 2 DE MARÇO DE 2012):
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Subtema: Geotecnologias e Cadastro Territorial Multifinalitário
Programa: "GeoCadastro Bahia - ações em geoprocessamento e cadastro territorial na Bahia"
Resumo: Capacitação, divulgação e a implementação de SIG e CTM em municípios da Bahia. Visa consolidar e ampliar os projetos PROEXT - SNIC e CTM - executados pela equipe na UFBA desde 2009, incorporando os seguintes aperfeiçoamentos:
a) capacitação em geoprocessamento e cadastro territorial multifinalitário de forma integrada,
b) ampliar para um segundo município de características diferentes do primeiro, o projeto piloto de desenvolvimento de modelo integrado de Geoprocessamento e CTM - municípios envolvidos: Itatim e Catu.
c) focar na formação de equipes técnicas para gerenciar o sistema de GeoCadastro nos municípios de Itatim e Catu;
d) iniciar processo de avaliação pós-capacitação nos municípios da Bahia participantes desde 2009.
e) formalizar parcerias com instituições visando ampliar as ações e atingir um público maior. A ação de capacitação pretende qualificar 184 técnicos da administração municipal e demais agentes sociais envolvidos com a política urbana, priorizando os 92 municípios dos Lotes 7 e 8 - Centro Sul e parte do Sul Baiano, por meio de atividades instrucionais, presenciais, teóricas e práticas, em 3 etapas com 72h de carga horária total.
Coordenação: Artur Caldas Brandão
Contatos: acaldas@ufba.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: Geotecnologias e Cadastro Territorial Multifinalitário
Projeto: "Capacitação para implantação de Cadastro Territorial Multifinalitário em municípios da Paraíba - 2013".
Resumo: Esta proposta de extensão visa atender à demanda do Edital PROEXT N 02 de 2012 - MEC/SESu, na linha temática de desenvolvimento urbano, de modo a realizar a disseminação do conteúdo da Portaria Nº 511 do Ministério das Cidades, de 7 de dezembro de 2009, que instituiu as Diretrizes Nacionais do Cadastro Territoriais Mulifinalitário - CTM. Como a grande maioria dos municípios brasileiros não estão capacitados e instrumentalizados para a aplicação desse novo paradigma, torna-se necessário um apoio técnico-científico no sentido de compor quadros de técnicos no âmbito municipal, capazes de implementar e gerenciar o CTM. Sendo assim, a atividade extensionista universitária apresenta-se como uma grande aliada para que essas lacunas sejam preenchidas através da execução de cursos de capacitação presenciais para técnicos do quadro efetivo das municipalidades e para a comunidade civil interessada. Para esta proposta, foram selecionados os municípios do estado da Paraíba que compõem o Lote 5 do presente Edital, e os cursos abordarão os aspectos legais, fiscais e geométricos relacionados ao CTM.
Coordenação: Richarde Marques da Silva
Contatos: richarde@geociencias.ufpb.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Subtema: Geotecnologias e Cadastro Territorial Multifinalitário
Projeto: "Capacitação e aplicação de princípios da Portaria 511/MCidades em municípios de pequeno porte".
Resumo: Esta proposta visa dar continuidade ao programa Cadastro Multifinalitário Territorial na Gestão Pública Municipal, financiado no edital anterior. A equipe implementou o Laboratório de Cadastro e Gestão Territorial do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE, que tem como missão integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos parceiros. Em 2013 pretende-se, além de capacitar pelo menos 40 municípios do estado ou estados vizinhos, consolidar os instrumentos de comunicação com os usuários e ampliar a utilização dos métodos de capacitação, com a implementação de minicursos em EAD e a realização de workshops periódicos em temas específicos da Portaria 511. Suas metas abrangem ainda continuar o teste de metodologias voltadas para a implementação de CTM em municípios de pequeno porte, utilizando ainda o município de Itaquitinga-PE como estudo de caso. Fazem parte da equipe alunos de graduação e pós-graduação do DECart/UFPE, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais responsáveis principalmente pelas atividades de capacitação.
Coordenação: Andrea Flávia Tenório Carneiro
Contatos: aftc@ufpe.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: Geotecnologias e Cadastro Territorial Multifinalitário
Programa: Capacitação para a Governança das Águas Através do Mapeamento Digital e do Diagnóstico Hídrico
Resumo: Como principal contribuição, este Programa objetiva construir um importante instrumento para o planejamento da política local urbana no Estado da Paraíba, nos seus aspectos ambiental, urbano e, composto pelo conjunto das Cartas Digitais Hídricas dos municípios do Cariri Paraibano. A formação de quadros públicos e da sociedade civil para a gestão de águas, tem características especiais no semiárido nordestino. A iminente conclusão do segmento federal das obras do Programa de Integração do São Francisco - PISF, exige uma mudança de atitude na comunidade local. No Sub-Projeto 1 as geotecnologias são usadas como uma ferramenta importante na democratização da informação. Sua vinculação as ações de governança das águas facilita à população e leigos em geral o trato com a informação, pois expressa cartograficamente e em linguagem mais acessível os projetos de intervenção complexos, como é o caso do PISF. A construção cartográfica e o reconhecimento do espaço urbano em seu entorno permitem no Sub Projeto 2 a inclusão nestas digitais urbanas, os dados e informações oriundos do Diagnóstico Hídrico. Isso permitirá as administrações municipais e à comunidade local re-valorizar seus patrimônios hídricos locais, mesmo que limitados, através das Cartas Digitais de Diagnóstico Hídrico.
Coordenação: Pedro Costa Guedes Vianna
Contatos: pedrovianna18@hotmail.com pedro.costa.vianna@gmail.com
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: Contribuições ao Planejamento Urbano, Ambiental e Turístico dos Municípios de Portalegre E Martins/RN
Resumo: O presente programa de extensão tem como finalidade somar ações que contribuam para melhorar a qualidade do planejamento urbano, ambiental e turístico nos municípios de Martins e Portalegre, situados em um maciço serrano úmido da Região Oeste do estado do Rio Grande do Norte. Por estarem situados em um relevo de altitude (acima de 600 m), com pluviometria superior à média do semiárido (1.400 mm/ano) e clima ameno, os municípios de Portalegre e Martins apresentam uma paisagem de exceção no contexto do bioma caatinga. Esses atributos estimulam o desenvolvimento do turismo e de uma crescente especulação imobiliária que justificam a necessidade de estudos e ações que possam contribuir para melhorar a gestão urbana, ambiental e turística, principalmente no sentido de estabelecer metas para o ordenamento territorial e o uso turístico sustentável. O curso de Gestão Ambiental da UERN conta com um corpo docente multidisciplinar, preparado para atuar em estudos e ações voltadas para a conservação ambiental. O programa irá atender ao desenvolvimento de trabalhos práticos em disciplinas como Geoprocessamento, Planejamento Ambiental, Zoneamento Ambiental, Gestão Ambiental Urbana, Educação Ambiental e Organização do Turismo I e II. O público alvo envolve os gestores municipais de Martins e Portalegre, as organizações sociais, as escolas e as comunidades. O levantamento das condições socioambientais das cidades de Martins e Portalegre e a capacitação em planejamento urbano, ambiental e turístico resumem as principais ações deste programa.
Coordenação: Rodrigo Guimarães de Carvalho
Contatos: rodrigocarvalho@uern.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEÁRA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: "Ações de gerenciamento de áreas de risco em assentamento precários da região metropolitana do Cariri"
Resumo: Este Programa contempla três linhas de Ações: a) A capacitação de técnicos municipais para gerenciamento de áreas de assentamentos precários; b) Realização de mini-cursos para criação de Nudec Jovens - Núcleos de defesa civil; c) Realização de palestras nas comunidades. A capacitação de técnicos para gerenciamento de áreas de risco se apresenta como condição imprescindível para romper com as práticas de ações emergenciais. Este Programa visa transferir conhecimentos sobre gerenciamento e mapeamento de áreas de risco, contribuindo para o desenvolvimento urbano, e para a preservação do meio ambiente (principalmente nas ZEIS). Na ação de realização mini-cursos de Formação de Núcleos de Defesa Civil Comunitário Jovem, estão previstos 03 mini-cursos para jovens estudantes de Escolas Municipais que se localizam nas áreas de assentamentos precários, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A realização de palestras nas comunidades visa criar um canal de sensibilização e mobilização da população para a preservação do meio ambiente. Serão escolhidas associações comunitárias para a realização das palestras.
Coordenação: Ana Patrícia Nunes Bandeira
Contatos: anabandeira@cariri.ufc.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: Estratégias Integradas de Reabilitação para Habitação de Interesse Social na Área Central de João Pessoa (PB)
Resumo: Este programa objetiva construir estratégias de provisão de habitação de interesse social na Área Central de João Pessoa (PB), ancoradas no diálogo entre Poder Público, universidade, e atores sociais, considerando a política de reabilitação urbana. Metodologicamente, esta ação de extensão será pautada na linha participativa para construção de leitura comunitária do território e para formulação das políticas públicas, recomendada pelo Ministério das Cidades, sendo estruturada em quatro linhas de atuação integradas: (1) Avaliação e caracterização do estoque de imóveis vazios e subutilizados, da infraestrutura e serviços inseridos na área de atuação; (2) Elaboração de manual de normatização para projetos de intervenção para habitação de interesse social no perímetro de tombamento estadual; (3) Concepção de anteprojetos arquitetônicos (pilotos), considerando as normas (em elaboração), as legislações de proteção e de preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente; (4) Articulação dos agentes públicos, privados e demais atores sociais para produção de informações, de anteprojetos arquitetônicos e demais estratégias de reabilitação urbana central. Ao fim da execução do programa, espera-se: uma efetiva contribuição para formação técnica e cidadã do estudante e do público envolvido, a partir da inserção no debate do acesso à terra urbana; à capacitação e à colaboração de gestores municipais e estaduais e atores sociais na elaboração de políticas habitacionais para área central; e à geração de produtos específicos tais como mapas temáticos, banco de dados informatizados, material gráfico, conjunto de normas, estudos preliminares de projetos arquitetônicos, acervo documental, digital e fotográfico, a ser divulgado na internet.
Coordenação: José Augusto Ribeiro da Silveira
Contatos: jaugusto@ct.ufpb.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: Mobilidade Urbana, Pertencimento Simbólico, Sustentabilidade e Saúde / Projeto de Extensão
Resumo: Compreendendo a tendência crescente de urbanização no mundo e destacando o problema da mobilidade humana (bem como do deslocamento de bens e produtos), o Projeto de Extensão "Mobilidade Urbana, Pertencimento Simbólico, Sustentabilidade e Saúde" (proposto como desdobramento da pesquisa "Cidade, Pertencimento Simbólico, Saúde e Mobilidade Urbana Sustentável: visando às alternativas e às adaptações") busca fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, propondo a realização de oficinas, bem como a organização de blog e livro temáticos, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade bem como contribuindo para uma vida urbana de melhor qualidade, ambientalmente mais prudente. A qualidade de vida nas cidades associa-se a vários elementos, tanto de âmbitos sócio-histórico-culturais, econômicos, paisagísticos, arquitetônicos e ambientais quanto das esferas organizacionais e político-administrativas. Dentre estes múltiplos âmbitos, o deslocamento e a mobilidade humanos são considerados essenciais, principalmente quando mais da metade da população mundial vive em cidades e se movimentam continuamente. A amplitude dos aspectos relativos à mobilidade inclui desde políticas de uso do solo, de transporte, trânsito ou inclusão social, até elementos relacionados à sociabilidade, ao estilo de vida, à convivência comunitária, à saúde e à qualidade de vida. Ainda se associam à temática várias questões ambientais (matrizes energéticas, uso de combustível fóssil, emissão de gases de efeito estufa, mudanças climáticas etc.) decorrentes do paradigma contemporâneo de mobilidade, centrado no automóvel e no transporte de uso individual. Diante da necessidade de discutir localmente todas estas dimensões, o Projeto possibilitará o encontro entre academia e sociedade civil na busca de alternativas sustentáveis.
Coordenação: Marília Flores Seixas de Oliveira
Contatos: marilia.flores.seixas@gmail.com
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Subtema: Mobilidade Urbana
Programa: Constituição e capacitação de fórum social em pról da mobilidade urbana
Resumo: O objetivo central do programa é o de constituir um elemento institucional, ancorado na UFRN e com parcerias com os setores público, privado e social/comunitário, capacitando-o e a seus atores - cidadãos, estudantes universitários, técnicos do setor, e demais agentes públicos, sociais e econômicos relevantes -para nuclear a observação crítica permanente do estado da mobilidade e da acessibilidade na Região Metropolitana de Natal. Objetiva-se que tal fórum permanente contribua sistematicamente para o debate público sobre a mobilidade urbana, bem como para o desenvolvimento de proposições socialmente validadas para o aprimoramento do sistema de transportes no município da capital e em sua área metropolitana. As atividades do programa partem da experiência acumulada com o programa Parceria Social pela Mobilidade (PROEXT 2012), buscando expandir os horizontes de problematização e o escopo geográfico da atuação desenvolvida em 2012, esta focada em temáticas microregionais e em fóruns formados com base em porções escolhidas do território urbano e em setores econômicos específicos de bairro. O novo ciclo do programa enfoca a constituição de um fórum geograficamente ampliado para o conjunto da urbe, incidindo sobre o debate e a construção de ideias e propostas de intervenção com repercussão no plano da cidade, e assim favorecendo os organismos públicos no desenvolvimento de projetos de infraestruturais e operacionais de engenharia e projetos institucionais-reguilatórios que efetivamente respondam aos interesses da sociedade. O programa está moldado de forma a responder de maneira positiva aos desafios interpostos pela nova Lei Federal de Política de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 3/1/2012).
Coordenação: Enilson Medeiros dos Santos
Contatos: enilson@interjato.com.br
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Subtema: Mobilidade Urbana
Programa: Mobilidade Urbana, Pertencimento Simbólico, Sustentabilidade e Saúde / Projeto de Extensão
Resumo: Compreendendo a tendência crescente de urbanização no mundo e destacando o problema da mobilidade humana (bem como do deslocamento de bens e produtos), o Projeto de Extensão "Mobilidade Urbana, Pertencimento Simbólico, Sustentabilidade e Saúde" (proposto como desdobramento da pesquisa "Cidade, Pertencimento Simbólico, Saúde e Mobilidade Urbana Sustentável: visando às alternativas e às adaptações") busca fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, propondo a realização de oficinas, bem como a organização de blog e livro temáticos, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade bem como contribuindo para uma vida urbana de melhor qualidade, ambientalmente mais prudente. A qualidade de vida nas cidades associa-se a vários elementos, tanto de âmbitos sócio-histórico-culturais, econômicos, paisagísticos, arquitetônicos e ambientais quanto das esferas organizacionais e político-administrativas. Dentre estes múltiplos âmbitos, o deslocamento e a mobilidade humanos são considerados essenciais, principalmente quando mais da metade da população mundial vive em cidades e se movimentam continuamente. A amplitude dos aspectos relativos à mobilidade inclui desde políticas de uso do solo, de transporte, trânsito ou inclusão social, até elementos relacionados à sociabilidade, ao estilo de vida, à convivência comunitária, à saúde e à qualidade de vida. Ainda se associam à temática várias questões ambientais (matrizes energéticas, uso de combustível fóssil, emissão de gases de efeito estufa, mudanças climáticas etc.) decorrentes do paradigma contemporâneo de mobilidade, centrado no automóvel e no transporte de uso individual. Diante da necessidade de discutir localmente todas estas dimensões, o Projeto possibilitará o encontro entre academia e sociedade civil na busca de alternativas sustentáveis.
Coordenação: Marília Flores Seixas de Oliveira
Contatos: marilia.flores.seixas@gmail.com
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Educação ambiental e implantação da coleta seletiva solidária de resíduos sólidos em escolas públicas nos Municípios de Bananeiras e Solânea - PB: Construindo conhecimentos e irradiando experiências numa perspectiva de inclusão social
Resumo: Diante da crescente conscientização ambiental coletiva, políticas públicas tem sido discutidas e legislações elaboradas visando estimular a coleta seletiva pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, além de beneficiar trabalhadores que vivem da coleta de materiais recicláveis, como o Decreto Nº 5.940/2006. O projeto será desenvolvido com base nas metodologias propostas no Caderno Metodológico para Ações de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (2009), em 08 escolas da rede pública de ensino nos municípios paraibanos de Bananeiras e Solânea, incluindo o CCHSA/UFPB, visando à implantação do Plano de Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Sólidos. Serão realizados treinamentos de ecolíderes e agentes multiplicadores, palestras educativas, capacitação dos catadores de materiais recicláveis e fomento para criação da Cooperativa de Catadores nesses municípios. Vislumbra-se que a execução deste Projeto resulte na efetiva implantação do Plano de coleta seletiva, na melhoria da conscientização ambiental e qualidade de vida doa atores envolvidos no processo, no aumento da produtividade e da renda dos catadores de resíduos sólidos, assim como a formação da Cooperativa visando uma maior valorização do trabalho destes catadores e dos produtos gerados. Nesse sentido, o presente projeto tem por finalidade dar a devida destinação socioambiental dos resíduos sólidos gerados em escolas públicas e Universidade nas cidades de Bananeiras e Solânea - PB.
Coordenação: Maria do Socorro Lopes Cavalcanti
Contatos: corritacg@uol.com.br
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RÊCONCAVO DA BAHIA
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Projeto de Uso Racional do Meio Natural do Riacho do Machado a Partir dos Resultados da Análise de Risco Ambiental
Resumo: Os corpos hídricos e suas nascentes estão, cada vez mais, sendo utilizadas como corpo receptor de poluentes em detrimento das atividades humanas. Buscando identificar esses usos, o trabalho foi desenvolvido por meio de levantamento de dados nos órgãos ambientais pertinentes, nos ambientes construídos impactantes e comunidade existente na área de influência objetivando retratar a análise de risco ambiental, para respaldar o Projeto de Uso Racional do Meio Natural
Coordenação: Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo
Contatos: lidianelordelo@yahoo.com.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Subtema: Saneamento Ambiental
Programa: Mobilização, Formação e Assessoria para implementação da coleta seletiva em diferentes geradores na perspectiva de fortalecimento da cadeia produtiva de resíduos sólidos urbanos de Natal
Resumo: Com a obrigatoriedade da implantação de coleta seletiva pela Política Nacional de Resíduos Sólidos em todos os municípios do país até 2014; e a corresponsabilidade da população e dos geradores referente à segregação, as questões de lixo e saneamento básico são prioridades na gestão das cidades. O Programa ora apresentado para execução em 2013 faz parte de um programa de médio e longo prazo, iniciado com o PROEXT 2012. Ambos têm o objetivo maior de fortalecer a cadeia produtiva de recicláveis de Natal. Em 2012, o foco está sendo na assessoria às cooperativas de catadores e no mapeamento do mercado de recicláveis da região. A proposta para 2013 volta-se para ações de educação ambiental, mobilização e capacitação de gestores de condomínios, escolas públicas e indústria, com a finalidade de organizar e melhorar a segregação de resíduos destinados à coleta seletiva solidária. As atividades de implantação da coleta seletiva nos públicos alvo serão realizadas de forma conjunta com os catadores para garantir eficácia e solidez às ações propostas. Para tanto, haverá continuidade na assessoria às cooperativas visando aumentar a coleta de materiais recicláveis e melhorar as condições de trabalho dos cooperados. Como resultados espera-se aumentar a oferta e a qualidade de material para as cooperativas, melhorar a inserção socioeconômica dos catadores, aumentar a reciclagem em Natal e região contribuindo com a gestão municipal para atendimento à PNRS, reduzir danos ambientais associados, formação cidadã da comunidade e incorporação dos princípios da sustentabilidade às práticas acadêmicas e administrativas da UFRN previstas no PDI.
Coordenação: Ciliana Regina Colombo
Contatos: cilianacolombo@gmail.com
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Região Centro-oeste
EDITAL Nº 02, PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 - MEC/SESU (DOU 2 DE MARÇO DE 2012)
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: EPURAinQUADRANTES: fortalecimento dos agentes sociais e da ação consorciada nas políticas de planejamento e gestão territorial.
Resumo: O presente Programa de Extensão foi estruturado em metas, que buscam explorar formas de expandir e articular o ensino e a pesquisa em ações que promovam a reflexão sobre a produção social do espaço urbano e regional, o aprimoramento da consciência e ação dos agentes de intervenção, enfatizando ações que promovam a ampliação da autonomia técnico-institucional das Prefeituras reunidas em Consórcios (Consórcio do Vale do Rio Cuiabá; Complexo das Nascentes do Pantanal) São Eles: Meta 1:capacitação dos membros das equipes para atendimento das metas, destacando o diagnóstico da estruturação física e institucional dos municípios e também da capacidade dos Consórcios a que estão vinculados de elaboração e/ou estratégias na elaboração dos Planos Setoriais da Política Urbana ; Meta 2: voltada à mobilização, nivelamento e capacitação dos técnicos e gestores públicos das prefeituras e dos Conselhores por meio de curso de capacitação a partir de uma abordagem teórico-conceitual e metodológica do planejamento e gestão urbanos, com dados recolhidos na meta 1; Meta 3: apresentação ao público-alvo e também aberto à comunidade, de discussões sobre temas pertinentes ao planejamento e gestão e as realidades levantadas, por meio de debates com palestrantes do estado e do País; Meta 4: Oficinas com os diversos agentes sociais para apresentação dos alcances e limitações da estrutura institucional, dos planos existentes, ou não, discutindo alternativas adequadas à realidade local/regional, para culminar nas diretrizes para os Plano Diretores e Planos Setoriais (Mobilidade/ Saneamento Ambiental/ Habitação).
Coordenação: Doriane Azevedo
Contatos: doriane.azevedo@gmail.com