Projetos Proext encerrados:
Região Norte
Região Nordeste
EDITAL PROEXT 2014 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEC/SESU (DOU 1 DE FEVEREIRO DE 2013):
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: SNIC/CTM
Projeto: Capacitação para a Governança das Águas nas Microrregiões de Campina Grande e João Pessoa mediante Geotecnologias e do Diagnóstico Hídrico
Resumo: Este programa de extensão tem como objetivo construir um importante instrumento para o planejamento da política local urbana no estado da Paraíba, nos seus aspectos ambiental e urbano, composto pelo conjunto de bases espaciais do diagnóstico dos recursos hídricos dos municípios da Bacia do Rio Paraíba. A formação de quadros públicos e da sociedade civil para a gestão de águas, tem características especiais no semiárido nordestino. A iminente conclusão do segmento federal das obras do Programa de Integração do São Francisco - PISF, exige uma mudança de atitude na comunidade local. No Sub-Projeto 1, as geotecnologias são usadas como uma ferramenta importante na democratização da informação. Sua vinculação às ações de governança das águas facilita à população e leigos em geral o trato com a informação, pois expressa cartograficamente e em linguagem mais acessível os projetos de intervenção complexos, como é o caso do PISF. A construção cartográfica e o reconhecimento do espaço urbano de seu entorno permite no Sub Projeto 2 a inclusão nestas digitais urbanas, os dados e informações oriundos do Diagnóstico Hídrico. Isso permitirá às administrações municipais e à comunidade local re-valorizar seus patrimônios hídricos locais, mesmo que limitados, através das Cartas Digitais de Diagnóstico dos Recursos Hídricos locais.
Coordenação: Pedro Costa Guedes Vianna
Contato: pedro.costa.vianna@gmail.com
clique aqui para acessar o blog do programa
_____________________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Plano de Bairro 2 de Julho
Resumo: Trata-se de elaborar um Plano de Bairro para o 2 de Julho, situado em Salvador, Bahia, bairro marcado por relevantes atributos simbólicos e histórico-culturais do Centro Antigo de Salvador e da Baía de Todos os Santos. Recentemente, evidencia-se no bairro uma sobreposição e articulação de projetos operados pela prefeitura, governo do estado e iniciativa privada, no bojo de uma concepção de urbanismo corporativo, expressa em práticas de renovação que colocam a lógica empresarial e o desenvolvimento do mercado imobiliário como definidor deste espaço urbano. Em contraposição a esse processo, diversos grupos sociais, moradores e usuários do Bairro 2 de Julho engendraram ações coletivas, lutando pelo atendimento de suas demandas. Assim, esta proposta visa à elaboração, junto aos movimentos organizados, de um Plano de Bairro Participativo para o 2 de Julho, possibilitando a sistematização e ampliação dos conhecimentos acerca do bairro, o fortalecimento político e a capacitação técnica dos agentes públicos, das organizações e movimentos sociais, artísticas e culturais com atuação no bairro e a construção coletiva de diretrizes para o pleno desenvolvimento do bairro, em seus aspectos urbanístico, social, cultural, econômico e político. Espaços públicos, diversidade social, infraestrutura técnica, social e ambiental, moradia adequada, acessibilidade e mobilidade, integração com a vida da cidade são elementos que certamente serão tensionados propositivamente ao longo desse processo. A elaboração do Plano do Bairro Dois de Julho amplia a ação universitária de extensão em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, problematizando, no campo do Planejamento Urbano, questões estratégicas da urbanização contemporânea.
Coordenação: Ana Maria Fernandes
Contato: anaf@ufba.br
clique aqui para acessar o blog do projeto
_______________________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Subtema: Habitação
Programa: Escritório de Habitação Social em Alagoas
Resumo: O Programa Escritório de Habitação Social em Alagoas tem como objetivo desenvolver ações de assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projeto e construção de habitação para população de baixa renda em municípios do estado de Alagoas, nos quais a Universidade Federal de Alagoas possui unidades acadêmicas e já vem desenvolvendo pesquisas na área de habitação social. Pretende-se assim construir uma rede dos saberes em desenvolvimento através da vivência de docentes e discentes na prática do assessoramento às populações de baixa renda para a produção do seu habitat. O Programa será desenvolvido através da implantação e articulação de três escritórios de habitação social, situados nos três campi da Universidade: Campus A. C. Simões (Maceió), Campus Arapiraca e Campus Sertão (Delmiro Gouveia). O programa será dividido em três projetos: Projeto 1 - Implantação de Escritórios de Habitação Social nos campi da Universidade Federal de Alagoas; Projeto 2 - Estabelecimento de uma rede de escritórios de habitação social no estado de Alagoas; Projeto 3 - Fórum sobre assistência técnica para habitação social em Alagoas. Destacamos que, além dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Campus A. C. Simões e Campus Arapiraca) e de Engenharia Civil (Campus A. C. Simões e Campus Sertão), o Programa envolverá também os cursos de Serviço Social, Psicologia e Ciência da Computação (todos estes do Campus Arapiraca), com os quais já vêm sendo desenvolvidas pesquisas conjuntas sobre habitação. Espera-se dessa forma, construir um diálogo transdisciplinar entre os diversos saberes acadêmicos envolvidos e os saberes das comunidades envolvidas.
Coordenação: Odair Barbosa de Moraes
Contato: odair.moraes@gmail.com
clique aqui para acessar o blog do programa
_______________________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Educação Ambiental e Implantação da Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Sólidos nos Municípios de Bananeiras e Solânes-PB: construindo conhecimentos e irradiando experiências numa perspectiva de inclusão social
Resumo: Diante da crescente conscientização ambiental coletiva, políticas públicas têm sido discutidas e legislações elaboradas visando estimular a coleta seletiva pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, além de beneficiar trabalhadores que vivem da coleta de materiais recicláveis, como o Decreto Nº 5.940/2006. O projeto será desenvolvido com base nas metodologias propostas no Caderno metodológico para Ações de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (2009), em 10 escolas da rede pública de ensino nos municípios do semiárido paraibano (Bananeiras e Solânea), incluindo o CCHSA/UFPB, visando à implantação do Plano de Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Sólidos. Serão realizados treinamentos de ecolíderes e agentes multiplicadores, palestras educativas, capacitação dos catadores de materiais recicláveis e fomento para criação da Cooperativa de Catadores nestes municípios. Vislumbra-se que a execução deste Projeto resulte na efetiva implantação do Plano de coleta seletiva, na melhoria da conscientização ambiental e qualidade de vida dos atores sociais envolvidos no processo, no aumento da produtividade e da renda dos catadores de resíduos sólidos, assim como a formação da Cooperativa, visando uma maior valorização do trabalho destes catadores e dos produtos gerados. Nesse sentido, o presente projeto tem por finalidade dar a devida destinação socioambiental dos resíduos sólidos gerados em escolas públicas e Universidade em alguns municípios do semiárido paraibano.
Coordenação: Maria do Socorro Lopes Cavalcanti
Contato: corritacg@uol.com.br
Clique aqui para acessar o blog do projeto
_____________________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Subtema: Saneamento Ambiental
Programa: FoCaP ReSol - FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: APOIOÀ IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE COLETA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE NATAL
Resumo: A obrigatoriedade da implantação de coleta seletiva está prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em todos os municípios do país até 2014; associada à corresponsabilidade da população e dos geradores referente à segregação. Nessa perspectiva o Programa ora apresentado para execução em 2014, que faz parte de um programa de médio e longo prazo, iniciado com o PROEXT 2012, com foco na assessoria às cooperativas de catadores e no mapeamento do mercado de recicláveis. Em 2013 a ênfase está sendo as ações de educação ambiental (EA) em escolas públicas, mobilização e capacitação de gestores de condomínios e na indústria. Em 2014, pretendem-se ampliar as ações nas escolas e nos condomínios; bem como desenvolver um projeto piloto de EA para espaços públicos; EA voltada para proteção à saúde dos catadores; e EA através dos veículos de radiodifusão pública gerenciados pela UFRN (FM universitária e TV Universitária) . Além de abordar a questão do mercado de recicláveis e a continuidade da assessoria às cooperativas. O objetivo geral é contribuir para organizar e melhorar a segregação de resíduos destinados à coleta seletiva solidária. O Programa contribuirá para o atendimento à PNRS e para incorporação dos princípios da sustentabilidade às práticas internas da UFRN previstas no PDI.
Coordenação: Maria de Fátima de Souza
Contato: mfsouza@cb.ufrn.br
clique aqui para acessar o blog do programa
Região Centro-oeste
EDITAL PROEXT 2014 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEC/SESU (DOU 1 DE FEVEREIRO DE 2013):
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Oficinas comunitárias para gestão urbana participativa em Mato Grosso do Sul
Resumo: A incorporação da Política Urbana na Constituição Federal de 1988, assim como a instituição do Estatuto da Cidade, em 2001, constituíram importantes marcos que passaram a estabelecer um novo processo de produção das cidades, alicerçado nos ideais de inclusão social, de participação popular nas decisões locais e na municipalização do planejamento. No entanto, apesar dos avanços alcançados na última década pela incorporação da Política Urbana, sobretudo representados pela instituição dos planos diretores nos municípios com mais de 20 mil habitantes, inúmeros desafios verificados na esfera municipal ainda comprometem a consolidação de suas diretrizes, tais como a deficiência de condições técnicas e tecnológicas das prefeituras e baixa participação da população nas decisões sobre a cidade e na condução das políticas públicas municipais. Tal cenário também se verifica nos municípios de Mato Grosso do Sul, inclusive naqueles que já dispõem de planos diretores, onde a falta de instrumentos técnicos e a baixa participação popular, dificultam a efetivação da política urbana. Neste sentido, o presente programa tem o propósito de fomentar a participação popular para a gestão democrática das cidades e fortalecimento dos canais de gestão participativa, através de oficinas com a comunidade, assim como apoiar a elaboração de recursos técnicos que sirvam de apoio ao ordenamento territorial urbano nos municípios de Corumbá e Juti.
Coordenação: Joelson Gonçalves Pereira
Contatos: joelsonpereira@ufgd.edu.br
clique aqui para acessar o blog do programa
____________________________________________________________________________________________________
Região Sudeste
Região Sul