PROJETOS E PROGRAMAS EM ANDAMENTO
EDITAL PROEXT 2016 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEC/SESu:
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
Subtema: Gestão de Projetos Urbanos
Projeto: Capacitação para elaboração e gestão de Políticas Públicas em Planejamento Urbano.
Coordenação: Carla Cintia Back
_____________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: Escritório Modelo Albano Volkmer: Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis.
Coordenação: Leandro Marino Vieira Andrade
_____________________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Subtema: Saneamento Ambiental
Programa: Tecnologias Sociais para Aproveitamento da Matéria Orgânica de Resíduos Sólidos Urbanos no Aglomerado Urbano de Florianópolis: Unidade Experimental de Demonstração.
Coordenação: Armando Borges de Castilhos Junior
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
EDITAL PROEXT 2015 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEC/SESu:
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Subtema: Cadastro Territorial Multifinalitário
Projeto: Curso de Capacitação para Implantação de Cadastro Territorial Multifinalitário nos Municípios do Sudoeste do Paraná
Resumo: O projeto inclui o intercâmbio acadêmico-técnico-científico entre a universidade e a comunidade, através de ações de capacitação de técnicos e gestores municipais, bem como de agentes sociais envolvidos com a política urbana dos municípios. O projeto enquadra-se no tema Desenvolvimento Urbano, subtema Cadastro Territirial Multifinalitário, por meio de treinamentos e capacitação nas tecnologias e legislação. Os participantes serão selecionados e inscritos através de parceria com os 42 municípios do sudoeste do Paraná. A parceria será intermediada pela associação representante dos municípios a AMSOP. Esse projeto visa iniciar, consolidar e ampliar os projetos de extensão envolvendo o desenvolvimento urbano, a fim de estabelecer parcerias com os gestores municipais e contribuir para o desenvolvimento da região do sudoeste do Paraná.
Coordenação: Silvio Henrique Dellesposte Andolfato
Contato: andolfato@utfpr.edu.br
_______________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Apoio à analise de Estudo de Impacto de Vizinhança - E.I.V.
Resumo: A proposta básica de trabalho consiste em manter uma equipe de docentes e discentes para interagir com as comunidades que serão impactadas diretamente por empreendimentos urbanos e que necessitam, de acordo com a legislação urbanística federal e municipal, de estudos de impacto de vizinhança - EIV. Propõe outro curso de formação voltado mais para as comunidades, mas também para os membros do Conselho Municipal da Cidade, priorizando os que não participaram ainda ou os que não possuem o conhecimento técnico sobre o EIV. Busca-se, com o projeto, uma relação que altere o fazer acadêmico, valorizando não só o conhecimento teórico conceitual tradicional como também o popular e comunitário, procurando os contrapontos que permitam ver a cidade e as relações sociais que nela se estabelecem na perspectiva do cidadão e que contribuam para quebrar a compartimentação do conhecimento, formando profissionais mais humanizados e comprometidos com a superação das desigualdades sociais, e que evite a exclusão urbana gerada muitas vezes por projetos de empreendimentos que só tem o objetivo de maximização de resultados econômicos. Essa equipe colaborará na análise dos EIVs no sentido de atender os objetivos.
Coordenação: Gilson Jacob Bergoc
Contato: bergoc.uel@gmail.com
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Programa: Horizonte Urbano no Pampa: compatibilizando ambiente natural, crescimento urbano e mobilidade social no Plano Diretor de Jaguarão/RS.
Resumo: O Programa 'Horizonte Urbano no Pampa: compatibilizando ambiente natural, crescimento urbano e mobilidade social no Plano Diretor de Jaguarão/RS' objetiva a implementação e consolidação de uma política de planejamento urbano para a cidade de Jaguarão/RS, mediante o processo de elaboração de um plano diretor municipal que integre as dimensões do ambiente natural, da estrutura sócio espacial e da configuração do espaço. O programa está dedicado à linha do desenvolvimento urbano, envolvendo os subtemas do acesso à terra urbanizada, da mobilidade urbana e da habitação de interesse social. O público alvo são os técnicos e gestores municipais envolvidos com a política urbana do município, visando sua capacitação para o desenvolvimento do programa e a efetiva implementação continuada do processo de planejamento. A participação da comunidade ocorre ao longo de todo o processo, em especial mediante oficinas de elaboração de diretrizes, alternativas e soluções. As atividades serão desenvolvidas de modo presencial, mediante integração permanente da equipe da universidade, dos técnicos municipais e da participação da comunidade residente. O processo está estruturado metodologicamente percorrendo as tradicionais etapas de planejamento urbano, compondo um conjunto articulado de 16 atividades que resultam na elaboração de um plano diretor que atenda as atuais demandas do município. O trabalho é continuidade de esforços acumulados da equipe do Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel e colaboradores, mediante associação das atividades de extensão, ensino e pesquisa, que vêm sendo desenvolvidas ao longo de 3 anos em parceria com a Prefeitura Municipal e a comunidade de Jaguarão.
Coordenação: Maurício Couto Polidori
Contato: mauricio.polidori@gmail.com
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Subtema: Saneamento Ambiental
Programa: Programa de Capacitação em Saneamento Ambiental
Resumo: O Programa de Capacitação em Saneamento Ambiental visa elaborar e ofertar cursos na modalidade extensão, de forma semipresencial e presencial, cujo tema norteador seja o saneamento ambiental. Sua busca é por capacitar e contribuir para a formação de cidadãos com maior consciência ambiental; sensibilizá-los acerca da importância da participação e mobilização social em processos cuja temática seja o meio ambiente; e promover formação continuada dos profissionais cuja área de atuação possua interface com a temática em questão. Tem por objetivo fomentar e fortalecer ações de extensão no âmbito da Universidade de Caxias do Sul, vislumbrando este como canal de formação continuada e de interação da academia com a sociedade, especialmente com o envolvimento de seus alunos. Estas atividades e objetivos são alinhadas com o perfil do egresso delineado pela instituição, que prevê, além de outras características, uma sólida formação geral-profissional, pautada por princípios ético-políticos e técnico-científicos voltados para a complexidade das relações e das demandas humanas e sociais. Para tanto, este Programa prevê a oferta de cursos na modalidade extensão - forma presencial e semipresencial. O conteúdo será baseado nos produtos gerados pela Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental - ReCESA I e II. Como elementos inovadores serão realizadas revisões e atualizações das informações de caráter técnico destes materiais, bem como a sua adaptação para utilização em educação a distância, com foco na aplicação de técnicas de aprendizagem orientadas por problemas, valorizando a integração do conteúdo técnico com a mobilização social e com a educação ambiental.
Coordenação: Vania Elisabete Schneider
Contato: veschnei@ucs.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Incentivo as boas práticas de manejo no setor rural e investigação da qualidade da água e alimentos no Município de Realeza/PR
Resumo: Garantir a qualidade da água é foco mundial de pesquisa. Esse recurso natural tem se tornado cada vez mais escasso e exposto a diversas fontes de contaminação de diferentes origens. Em regiões de intensa atividade agrárias, como a região do município de Realeza, o risco de contaminação com resíduos de agrotóxicos é intenso. Os contaminantes podem alcançar os recursos hídricos diretamente, devido à proximidade da fonte com a área de plantação ou indiretamente por lixiviação, percolação ou evaporação e posterior precipitação. Nos produtos alimentícios a contaminação também pode ocorrer por aplicação direta ou por contaminação cruzada através do ar, água e solo contaminado. Garantir a qualidade destes produtos é uma questão de saneamento e saúde publica. Esta proposta de projeto de extensão tem por objetivo difundir para agricultores familiares residentes na região do município de Realeza, o conhecimento para a melhor utilização e conservação dos recursos hídricos e da qualidade dos alimentos aqui produzidos. Utilizando metodologias ativas de participação como: oficinas e dias de campo focados principalmente em ações desenvolvidas no próprio meio rural, espera-se disponibilizar informações sobre: como respeitar as boas práticas agrícolas objetivando manter a qualidade dos recursos hídricos que acabam sendo utilizados pela própria família e também manter a qualidade dos alimentos produzidos na região, sendo esses livres de resíduos de agrotóxicos devido ao uso indiscriminados desses produtos e a contaminação da própria água utilizada na produção.
Coordenação: Liziara da Costa Cabrera
Contato: liziara.cabrera@uffs.edu.br
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: CURSO EM EFICIENCIA ENERGÉTICA E DIAGNÓSTICO HIDROENERGÉTICO EM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Resumo: No Brasil, o setor de saneamento básico apresenta grandes oportunidades de otimização. Por ser ainda insuficiente à toda a população, a eficientização pode aumentar a disponibilidade dos serviços sem ampliação das estruturas existentes. Dentro do setor de saneamento, os sistemas de abastecimento de água são os que consomem mais energia elétrica e os de maior prioridade de fornecimento aos cidadãos. Nesse contexto, a presente proposta insere-se na linha temática 5 - desenvolvimento urbano, subtema 4 - saneamento ambiental, dentro do qual se propõe capacitação mediante oferta de oficinas, cursos, atividades de extensão e outras soluções de formação, em saneamento básico, nas áreas relacionadas à gestão do saneamento básico e ao controle social com concentração no tema de elaboração de indicadores para monitoramento e acompanhamento dos impactos dos empreendimentos de saneamento. O projeto consiste em elaboração de curso em eficiência energética e diagnóstico hidro energético e ser oferecido aos profissionais da área. O consumo de energia, na maioria dos sistemas de distribuição de água do mundo, poderia ser reduzido em, pelo menos, 25% com a adoção de medidas de eficiência energética e hidráulica (GOMES, 2005). Para ampliar as ações de eficientização nos sistemas de saneamento é importante que o tema seja amplamente difundido em todas as esferas das companhias prestadoras desses serviços. Logo, o público alvo do projeto são os funcionários das companhias de saneamento públicas e privadas e demais profissionais da área.
Coordenação: Marcelo Giulian Marques
Contato: mmarques@iph.ufrgs.br
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
EDITAL PROEXT 2014 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEC/SESU (DOU 1 DE FEVEREIRO DE 2013):
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Subtema: Mobilidade Urbana
Programa: Pesquisa de tráfego para gestão da mobilidade do transporte urbano da cidade de Toledo-PR e campanha de conscientização e educação no trânsito.
Resumo: O presente projeto temático desenvolverá um conjunto variado de atividades de pesquisa de tráfego no âmbito da problemática do planejamento, manutenção e segurança de vias urbanas. Este estudo contempla duas vertentes organizadas em núcleos: 1) Pesquisa de tráfego e processamento da informação para beneficiamento do sistema de transporte urbano; 2) Campanhas de conscientização e educação no trânsito para usuários das vias urbanas.
Coordenação: Jose Dolores Vergara Dietrich
Contato: vergara@utfpr.edu.br
clique aqui para acessar o blog do programa
___________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Apoio à análise de Estudo de Impacto de Vizinhança - E.I.V.
Resumo: A proposta básica de trabalho consistirá em montar uma equipe de docentes e discentes para interagir com as comunidades que serão impactadas diretamente por empreendimentos urbanos e que necessitam, de acordo com a legislação urbanística federal e municipal, de estudos de impacto de vizinhança - EIV. Propõe curso de formação para os membros do Conselho que são integrantes de organizações da sociedade ou representantes de regiões da cidade, priorizando os que não possuem o conhecimento técnico sobre o EIV. Busca-se, com o projeto, uma relação que altere o fazer acadêmico, valorizando não só o conhecimento teórico conceitual tradicional como também o popular e comunitário, procurando os contrapontos que permitam ver a cidade e as relações sociais que nela se estabelecem na perspectiva do cidadão e que contribuam para quebrar a compartimentação do conhecimento, formando profissionais mais humanizados e comprometidos com a superação das desigualdades sociais, e que evite a exclusão urbana gerada muitas vezes por projetos de empreendimentos que só tem o objetivo de maximização de resultados econômicos. Essa equipe colaborará na análise dos EIVs no sentido de atender os objetivos do Estatuto da Cidade de "ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana" (E.C. art. 2º), observando suas diretrizes e propondo a correta aplicação de seus instrumentos, bem como o definido pela Legislação Municipal pertinente e mesmo, atuando criticamente nos aspectos que poderão provocar a exclusão e a marginalização da população atingida.
Coordenação: Gilson Jacob Bergoc
Contato: bergoc.uel@gmail.com
clique aqui para acessar o blog do projeto
___________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Planejamento urbano, inclusão social e patrimônio ambiental urbano
Resumo: O projeto proposto está voltado para o desenvolvimento urbano da cidade de Jaguarão-RS, buscando auxiliar os órgãos de gestão urbana na compreensão das dinâmicas sociais e urbanas que interferem na inclusão social e na preservação patrimonial. A cidade de Jaguarão, localizada na fronteira Brasil-Uruguai, experimenta as tensões do crescimento econômico e mudanças socioespaciais provocadas pelos novos pólos de atração (UNIPAMPA, IFSUL, Centro de Interpretação do Pampa), ao mesmo tempo, precisa conciliar esta realidade com o recente tombamento de sua zona central pelo IPHAN. Neste cenário, está acirrada a problemática da gestão e do planejamento urbano, sendo necessário desenvolver e treinar novos conhecimentos e habilidades para os gestores urbanos, assim como facilitar a participação da população organizada nas discussões sobre o futuro da cidade. O projeto apresentado busca auxiliar neste processo de trocas de informação e formação dos gestores públicos. Para tanto estão propostas as seguintes ações: a) atuação junto às secretarias municipais e gestores estaduais para instrumentar e construir o conhecimento sobre a dinâmica urbana, medidas de inclusão social e preservação do patrimônio ambiental urbano; b) capacitação dos gestores públicos municipais na compatibilização dos instrumentos de planejamento territorial e preservação patrimonial; c) construção de um diagnóstico participativo sobre as questões socioespaciais presentes na área de tombamento e entorno, incluindo temas como: compatibilização de usos do solo e patrimônio; estratégias de reinserção dos imóveis vazios e subutilizados no mercado urbano; alternativas de desenvolvimento urbano e social; d) construção de um diagnóstico participativo voltado para a inclusão social e desenvolvimento urbano.
Coordenação: Ana Paula Neto de Faria
Contato: anapajuli@yahoo.com.br
clique aqui para acessar o blog do projeto
___________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: PARA-FORMAL NO CENTRO DA CIDADE: mediações e controvérsias no uso do espaço público
Resumo: A ação de extensão é dedicada a dar voz e visualidade à "para-formalidade" em centros de cidades (inicialmente em casos de atuação da equipe do Laboratório de Urbanismo, da FAUrb/UFPel: Pelotas, Rio Grande e Jaguarão), a partir de cartografias urbanas, fazendo uso de recursos infográficos e sendo divulgado em tempo real por meio de website. O projeto se volta para os espaços não regulados, espaços anarquistas, onde se produzem atividades que tendem a subverter as leis da economia tradicional, do urbanismo e das relações humanas, gerando mudanças importantes, tanto teóricas como práticas, na maneira de pensar e planejar a cidade. Este aspecto informal, longe de ser ocasional, constitui uma regra importante no desenvolvimento de muitas cidades na contemporaneidade - esses são espaços "para-formais". Portanto os lugares considerados "para-formais" nesse projeto são aqueles que se encontram no cruzamento do formal (formado) e do informal (em formação), constituídos por três pontos essenciais: a cidade em formação, o princípio de acordos, regras e projetos; a cidade em desagregação, os processos de acordos urbanos conflitivos, friccionantes ou catastróficos e; as situações urbanas onde existam fortes "indiferenças" estratégicas entre os atores. Como resultados serão produzidos mapas urbanos, ações no espaço público, entrevistas com as partes envolvidas e reuniões de mediação. As principais contribuições esperadas são: os avanços na área de cadastro e mapeamento de configurações complexas; a produção local de metodologia e tecnologia; a produção de conhecimento sobre ecologias urbanas "para-formais" e; a produção de conhecimento sobre metodologia de cartografia urbana e social.
Coordenação: Eduardo Rocha
Contato: amigodudu@pop.com.br
clique aqui para acessar o blog do projeto
___________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Cidade para todos, cultura digital e ambiente: compartilhando o espaço de Jaguarão, RS
Resumo: O programa de extensão "Cidade para todos, cultura digital e ambiente: compartilhando o espaço de Jaguarão, RS" trabalha com o espaço urbano da cidade e se organiza em três projetos: 1) Geoinformação urbana e compartilhamento; 2) Zoneamento urbano-ambiental e acesso à terra urbanizada; 3) Oficina de Geotecnologias para gestores públicos municipais. O programa está dedicado à temática do desenvolvimento urbano, no sub-tema acesso à terra urbanizada, numa cidade de fronteira do Brasil com o Uruguai, no sul do Rio Grande do Sul, a qual experimenta processos de exclusão sócioespacial nos bairros periféricos, especialmente nas bordas de interface da área urbanizada com o ambiente natural.
Nesse cenário, este programa apresenta os três projetos citados anteriormente, compondo um conjunto encadeado , com as seguintes propostas específicas: a) construir um sistema de informações geográficas da área urbanizada e entorno, incluindo as opiniões dos habitantes e disponibilizando as informações na internet; b) elaborar um zoneamento urbano e ambiental integrado, identificando e hierarquizando as áreas indicadas para a urbanização, para habitação de interesse social e para a preservação ambiental; c) realizar treinamento para a equipe do Poder Público Municipal, mediante transferência de tecnologias, permitindo a continuidade das ações no processo de planejamento urbano local.
Coordenação: Maurício Couto Polidori
Contato: mauricio.polidori@terra.com.br
clique aqui para acessar o blog do programa
___________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Subtema: Acesso à Terra Urbanizada
Projeto: Arquitetura na Comunidade: Projeto de Reabilitação Urbana da Vila Nova Esperança - Curitiba -PR
Resumo: O projeto de extensão Arquitetura na Comunidade, desenvolverá estudos e projetos técnicos de reabilitação urbana necessários para transformar a atual condição urbanística e socioambiental da comunidade Vila Nova Esperança, vizinha do Campus Ecoville da UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná, uma antiga área de invasão onde residem 140 famílias, preparando-a para um futuro processo de encaminhamento da regularização fundiária plena. Na primeira fase será realizado o cadastramento das famílias residentes na ocupação objetivando a caracterização dos beneficiários em termos sociais, econômicos, de necessidades e expectativas relativas à permanência no local e o levantamento da situação fundiária, de ocupação do solo, de problemas de habitabilidade e salubridade das moradias, dos problemas sanitários e ambientais da área. A segunda fase será destinada aos estudos técnicos a respeito das possibilidades de intervenção urbana no assentamento que conduzam à consolidação e ou adequação da atual ocupação do solo com vistas a um futuro processo de regularização fundiária, à qualificação dos espaços públicos existentes como as vias de acesso e circulação interna, também para funções de encontro e lazer que a comunidade já lhes atribuiu, inclusive incorporando o curso d´água e suas margens para esta função. As duas fases serão desenvolvidas com a participação da comunidade, tendo como produto final um projeto urbanístico que será destinado à Associação de Moradores e servirá de subsídio na luta pela regularização fundiária e moradia digna, junto ao Poder Público e entidades fomentadoras do desenvolvimento social.
Coordenação: Marcia Ferreira Prestes
Contato: marciaprestes@utfpr.edu.br
clique aqui para acessar o blog do projeto
____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Subtema: Saneamento Ambiental
Programa: Desenvolvimento Urbano: Avaliação da qualidade da água e alimentos nos municípios de Rio Grande e Santo Antonio da Patrulha
Resumo: Garantir a qualidade da água para consumo humano é foco mundial de pesquisa, dado que esse recurso natural tem se tornado cada vez mais escasso e exposto a diversas fontes de contaminação de diferentes origens. A poluição das águas é, dentre os mais diversos problemas ambientais que o Brasil enfrenta atualmente, o mais preocupante. O uso indiscriminado dos produtos farmacêuticos e de higiene pessoal e agrotóxicos, aliado ao fato de serem considerados contaminantes ambientais com risco potencial à saúde pública, aumentou de forma expressiva desde os anos 90, quando se ampliaram os estudos de riscos ambientais. Os contaminantes podem chegar às matérias-primas dos produtos alimentícios, sejam produtos como mel, frutas, arroz entre outros por ar, água, plantas e solo. Um exemplo seria durante a coleta de pólen e néctar, ao visitar cultivos como de pêssego, laranja, eucalipto e outros, as abelhas podem coletar também resíduos de agrotóxicos utilizados nestas culturas, podendo originar um mel contaminado por agrotóxicos. Garantir a qualidade destes produtos é uma questão de saneamento e saúde publica. Neste projeto esperamos atender a população em geral, desde o produtor até o consumidor, certificando-se que os produtos consumidos, água, mel, pêssego, arroz, estão livres de contaminantes como os agrotóxicos.
Coordenação: Fabio Ferreira Gonçalves
Contato: fabiogoncalves@furg.br
clique aqui para acessar o blog do programa
_____________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Gestão Local, Políticas Públicas e Desenvolvimento
Resumo: O Curso Gestão Local, Políticas Públicas e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de um processo de formação continuada do corpo técnico, gestores, comunidade e estudantes acerca da gestão das políticas públicas urbanas nos 32 municípios que integram a Região do Alto Uruguai (Rio Grande do Sul), onde está localizado o Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Curso é integrado pelos temas: elaboração de políticas públicas no nível local, interrelações com o governo federal, análises estratégicas, estudo de projetos do Ministério das Cidades, instrumentos e mecanismos de implementação, diagnóstico, proposições, linhas de financiamento e avaliação, além das diretrizes e perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas no Brasil, efetivando a construção analítica de compreensões sobre as temáticas. Para tanto, são constituídos quatro módulos, cada um com 20 horas (cada um podendo ser cursado de forma isolada ou conjunta, totalizando 80 horas). Os quatro módulos são: Avaliação de instituições participativas enquanto política pública: parâmetros e resultados; O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as ferramentas de análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) desenvolvido pelos municípios; Regras e Procedimentos Democráticos de Participação do Cidadão: análise das políticas públicas voltadas para o meio urbano; Análise das experiências da coleta seletiva de resíduos e a sua relação com o desenvolvimento sustentável nos municípios. Assim, é possível entabular um processo combinando o aparato teórico das Políticas Públicas com o desenvolvimento de compreensões sobre a área no Brasil, possibilitando aos participantes a análise e compreensão da vida nos municípios.
Coordenação: Cleber Ori Cuti Martins
Contato: cocmartins@uffs.edu.br
______________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: USINA COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS URBANOS
Resumo: A falta de métodos e solução para o manejo de materiais gerados pelas áreas urbanas tem causado a ocupação de áreas consideráveis, em especial os resíduos de poda de árvores que se destacam pelo volume de galhos, ramos e folhas. Este projeto será desenvolvido no antigo Horto Municipal em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul-PR e Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, tendo por objetivo racionalizar o manejo dos resíduos de poda arbórea urbana através da compostagem, seleção de materiais e agregação de valor aos produtos a serem comercializados para aumento da renda de famílias carentes envolvidas. A produção de composto arbóreo enriquecido será obtido através da utilização de gesso agrícola, pó de rocha, calcário dolomítico e cinzas vegetais. Justifica-se a realização deste projeto pelos seguintes benefícios: a) ambientais: viabilização da produção de composto de resíduos arbóreos, os quais serão utilizados como condicionadores de solo (fixação e carbono ao solo) em atividades de jardinagem, fruticultura, horticultura, produção de mudas (viveiros) e vertentes da agricultura orgânica; b) sócioeconômicos: melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Presidente Vargas com vulnerabilidade econômica através da (i) utlização da madeira sem servidão na produção/comercialização de cogumelos comestíveis e medicinais e (ii) comercialização de composto enriquecido; c) Pedagógicos: aprimoramento das habilidades dos alunos do Curso de Agronomia, através da aplicação de conceitos teóricos na prática e consequente fortalecimento do sistema de ensino-aprendizagem.
Coordenação: José Francisco Grillo
Contato: jose.grillo@uffs.edu.br
_______________________________________________________________________________
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Subtema: Saneamento Ambiental
Projeto: Programa de Apoio ao Saneamento Básico em municípios do Rio Grande do Sul
Resumo: O Programa de Apoio ao Saneamento Básico em municípios visa desenvolver atividades de auxílio e consultoria para elaboração dos planos de saneamento e resíduos sólidos, assim como monitorar a implantação dos referidos planos nos municipios envolvidos. Além disto, o programa possuirá atividades de capacitação, como cursos para servidores técnicos municipais, estaduais e federais. Serão ministrados cursos com 140 horas (40 horas presenciais e 100 horas a distância). A meta do programa é a capacitação de oitenta servidores técnicos municipais e estaduais de aproximadamente 40 prefeituras da região Sul do Rio Grande do Sul.
Coordenação: Maurizio Silveira Quadro
Contato: mausq@hotmail.com