A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, é um trabalho que teve início com ações entre o governo alemão e pequenas cooperativas brasileiras nos anos 1960 e 1970, para se tornar, ao longo das décadas, uma parceria sólida entre os dois países, que envolve a atuação de governos, da iniciativa privada e da sociedade civil.

O projeto de cooperação Desenvolvimento Urbano Sustentável é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação.

 

O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ GmbH.

A plataforma Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – ReDUS tem o propósito de apoiar pessoas e organizações a atuarem em rede para construir um futuro mais sustentável para as cidades. Assim, oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo do desenvolvimento urbano sustentável.

 

O Projeto traDUS é uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa em parceria com o Ministério das Cidades. Surgiu da vontade de se ampliar as discussões sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, quando as cidades são pensadas para o bem comum e para reduzir desigualdades. Esse pensamento guia as ações do projeto.

A Escola Virtual de Governo – EV.G surgiu em 2017, com a proposta de ofertar um conjunto de serviços disponibilizados em um portal único de governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

 

O Lincoln Institute of Land Policy (Instituto Lincoln de Políticas do Solo) busca melhorar a qualidade de vida através do uso, tributação e administração efetiva do solo. O instituto é uma fundação privada sem fins lucrativos, criada em 1946, que pesquisa e recomenda abordagens criativas para o solo, como solução para desafios econômicos, sociais e ambientais.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA tem como missão produzir e difundir conhecimentos no campo da educação superior, com ênfase para a região Semiárida brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva de profissionais de diversas áreas.