Brasília (DF) – No âmbito dos esforços para a renovação de frota de transporte público coletivo previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ministério das Cidades e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) idealizaram o Ciclo de Capacitações para Descarbonização das Frotas de Ônibus das Cidades Brasileiras.

As atividades do ciclo de aprendizagem incluem palestras e oficinas para gestores públicos municipais e estaduais. O primeiro evento teve como foco o Processo de Contratação Público de Ônibus Elétricos e o segundo em Especificações de Frota Elétrica. O terceiro será sobre Estratégia de Recarga e Planejamento Operacional e acontece no dia 10 de julho, às 10h.

O objetivo do terceiro encontro é apresentar os principais itens que devem ser contemplados na definição de estratégia de recarga e planejamento operacional de ônibus elétricos; disseminar conhecimento sobre experiências de cidades brasileiras e internacionais e identificar necessidade de apoio e capacitação dos entes selecionados no Novo PAC.

A iniciativa é apoiada pelo Programa Nacional de Capacitação das Cidades – Capacidades, e as inscrições poderão ser realizadas pela plataforma Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS). Acesse o link https://www.redus.org.br/ciclo-de-capacitacao-semob  e garanta já a sua vaga!

Essa é uma oportunidade para que as prefeituras, órgãos públicos metropolitanos e estaduais que pretendem adquirir ônibus elétricos recebam mais subsídios técnicos para avançar na descarbonização de suas frotas. Por isso, será dada PRIORIDADE de inscrição a profissionais do setor público.

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br