Brasília (DF) – Um dos principais desafios para a implementação de ônibus elétricos é o seu alto custo de aquisição. Para auxiliar nessa etapa inicial, o Governo Federal, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), irá destinar recursos para apoiar a compra de ônibus elétricos em diversas cidades brasileiras.

Nesse contexto, o Ministério das Cidades e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) irão promover uma série capacitações para que gestores públicos das esferas municipal e estadual, que pleitearam recursos do novo PAC para aquisição de ônibus elétricos, estejam preparados para estruturar um planejamento consistente de substituição de frota.

O primeiro evento tem como foco o Processo de Contratação Público de Ônibus Elétricos e acontece no dia 27 de março, às 10h.

A programação está dividida em três momentos: (i) descrição das principais etapas de contratação pública; (ii) lições aprendidas a partir das experiências das prefeituras de Cascavel (PR) e São José dos Campos (SP) e dos Estados do Pará e da Bahia; e (iii) sessão de esclarecimentos sobre os próximos passos do processo de seleção de propostas para renovação de frota pelo Novo PAC.

Os encontros têm a intenção de disseminar informações técnicas e fornecer materiais de referência para apoiar municípios e estados, além de fortalecer a troca de experiências entre as cidades e o Governo Federal, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo. Essa também é uma oportunidade para mapear as potenciais demandas de capacitação dos entes subnacionais, visando atender às principais necessidades de subsídios técnicos para gestores públicos de prefeituras e estados.

Após o evento, os materiais de referência, como guias de eletromobilidade, editais e termos de referência, serão disponibilizados na página da iniciativa na Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br