Brasília (DF) – A equipe do Programa Educativo do Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU) criou o jogo interativo “Cidades Possíveis”, um instrumento que exercita o trabalho em equipe, visão sistêmica, priorização com foco no mais relevante e tomada de decisões complexas, visando construir conceitos como transparência, participação cidadã, boas práticas ambientais, sociais e de governança, sempre voltados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. 

Servidoras e servidores da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, inclusive a equipe integrante do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – Capacidades, compareceram no dia 24 de maio ao Centro Cultural do TCU e tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Instituto Serzedello Corrêa, o qual conta com uma exposição permanente do acervo do Museu do TCU, composto por itens relacionados à história centenária da instituição e à exposição temporária TerraConcreto, que reúne obras inéditas de três artistas visuais de Brasília. 

Além da visita às exposições, os(as) servidores(as) participaram de uma rodada de jogos do Cidades Possíveis, que propôs, de forma lúdica, a criação coletiva de uma cidade ideal, promovendo a reflexão sobre direitos sociais e a importância da relação entre o indivíduo, os gastos públicos, a fiscalização e as necessidades da população. 

A atividade é ofertada atualmente de forma gratuita e presencial, alcançando todas as pessoas de diversas faixas etárias. A experiência com o jogo demonstrou total aderência aos conceitos de Desenvolvimento Urbano Integrado – DUI, preconizado nas ações do Ministério das Cidades.  

Para conhecer mais a proposta do jogo, entre em contato com o Centro Cultural do TCU para agendamento de visita guiada, por meio do QRCode da imagem acima, que pode ser realizada para instituições, escolas e grupos de amigos e familiares. 

Mãos à obra e construa sua cidade possível! 

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br