Brasília (DF) – A 6ª Conferência Nacional das Cidades coloca em perspectiva assuntos centrais da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e depende de uma participação social e política ativa para que o país possa fortalecer a sua democracia e construir cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

Pensando nisso, o Ministério das Cidades em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio da Cooperação Alemã, no âmbito do projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável”, desenvolveu o Guia para a 6ª Conferência Nacional.

O Guia foi formulado no intuito de apoiar os municípios e estados a organizarem suas Conferências da(s) Cidade(s), etapas fundamentais para a realização da Conferência Nacional.  Baseado no Regimento Interno da 6ª CNC, aprovado pelo Conselho das Cidades  e publicado por meio da Portaria MCID nº 175, de 28 de fevereiro de 2024, o guia traz para os gestores estaduais e municipais, e a sociedade civil uma leitura simples e direta sobre o processo das conferências.

A primeira parte da publicação apresenta uma visão geral do processo de organização da 6ª CNC. A segunda parte é focada em apoiar a realização das conferências municipais, seguida da seção das conferências estaduais. Acesse o Guia na Capaciteca do Portal Capacidades, e para mais informações relativas ao Conselho das Cidades, acesse o Site do Ministério das Cidades.

Boa leitura!

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br