No debate global, as ações locais e o protagonismo das cidades são cada vez mais evidenciadas na agenda de mudança do clima. No Brasil, a maior parte da população está concentrada em áreas urbanas e tem sofrido com os impactos da mudança do clima  

Considerando a mudança do clima e a presença de eventos climáticos cada vez mais extremos, como secas, ondas de calor, avanço do mar e tempestades, precisamos refletir como podemos melhorar nossa atuação na gestão de Cidades. A mudança do clima é uma realidade e seus impactos tendem a se intensificar, afetando principalmente a população mais vulnerável. Isso demanda ações urgentes, planejadas e intencionais para a adaptação, tanto para proteger a população como para dar mais eficácia aos investimentos em infraestrutura e serviços urbanos neste novo cenário. 

Em paralelo ao lançamento da Consulta Pública do Plano Clima Adaptação - Cidades, o Ministério se organiza para lançar apoio cada vez mais aos Municípios. A Capacitação: Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis, é uma das frentes de apoio. 

A capacitação será ofertada no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – Capacidades. Com a parceria do Lincoln Institute of Land Policy e apoio do World Resources Institute - WRI Brasil, a ação reforça a importância de desenvolver capacidades para promover cidades mais seguras e sustentáveis no Brasil. 

A lista pode ser acessada na iniciativa do curso na Plaforma ReDUS em https://www.redus.org.br/capacidades/biblioteca/9e17712b-02fc-42aa-bead-d2ed777931b5. 

As cidades selecionadas   possuem variedade regional, a lista inclui 2 cidades da região norte e 3 cidades consorciadas para realizar o curso como equipe conjunta da região sul. Além disso, as cidades de Dourados e Caruaru representam a região centro-oeste e nordeste, respectivamente. E da região sudeste, temos cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Devido ao foco em população e territórios vulneráveis socioeconomicamente, o Índice de Desenvolvimento Urbano Municipal (IDH-M) foi utilizado como critério de desempate. Muitas cidades concorreram às vagas, demonstrando a relevância e urgência do tema.

Novas oportunidades serão lançadas em breve! Fique por dentro. 


Coordenação -Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM  
Telefone: (61) 2034-5639  
E-mail: capacidades@cidades.gov.br