O Ministério das Cidades, com apoio do Lincoln Institute of Land Policy, lançou o Edital nº 02/2025 para selecionar cidades que participarão da 2ª edição do curso “Urgência Climática – Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”. 

A capacitação é gratuita e acontecerá entre 20 de outubro e 10 de dezembro de 2025, e foi elaborada para 10 equipes multisetoriais de municípios ou de um conjunto de municípios. Sua metodologia prevê atividades síncronas e assíncronas a serem desenvolvidas com aulas em grupo 3x por semana. As inscrições podem ser realizadas pelo Município ou pelo responsável do conjunto de Municípios em parceria, com compromisso das(os) Prefeitas(os). 
 
O que será abordado 

O curso aborda fundamentos teóricos sobre mudanças climáticas nas cidades brasileiras, articulação entre políticas urbanas e climáticas, e soluções voltadas especialmente a territórios periféricos vulneráveis aos impactos climáticos. A iniciativa visa desenvolver capacidades para implementar medidas de redução de riscos e adaptação climática. 

Quem pode participar 
Podem se inscrever municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes, ou grupos de municípios vizinhos que somem pelo menos esse número de habitantes e que possuam área de intervenção comum com comprovado e relevante risco climático 

As equipes também devem comprovar capacidade institucional para implementar ações e disponibilidade para que as equipes formadas por técnicos e lideranças locais participem integralmente da formação durante o período da capacitação, em especial para os momentos de interação síncrona com os professores, em ambientes locais em que as equipes estejam reunidas presencialmente. 

A formação de equipes locais também deve atentar para atender critérios de diversidade, tais como gênero, raça, formação profissional e setor de atuação na Cidade, para fins de pontuação para seleção. 

Inscrições e resultado 
As inscrições estarão abertas de 25 de agosto a 14 de setembro de 2025 e podem ser acessadas na plataforma da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável - ReDUS. Ou pelo QR Code abaixo. 

O resultado preliminar será divulgado em 24 de setembro e o resultado final publicado em 3 de outubro de 2025. 

Encontro virtual. 

No dia 2 de setembro, às 10h (horário de Brasília), será promovido um encontro virtual de apresentação do curso, destinado a esclarecer dúvidas sobre o edital, requisitos de participação e etapas da seleção. O link de acesso ao evento estará disponível AQUI. 

Sobre edições anteriores do Curso Urgência Climática 
 
No primeiro semestre de 2025, o Ministério das Cidades em parceria com o Lincoln Institute abriu uma turma para o Curso de Urgência Climática. À época, participaram equipes locais das seguintes cidades: Abaetetuba/PA, Caruaru/PE, Rio Branco/AC, Franco da Rocha/SP, Betim/MG, Osasco/SP, Juiz de Fora/MG, Jundiaí/SP e Dourados/MS. Além disso, o curso recebeu a equipe conjunta dos municípios: Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, do Rio Grande do Sul. 

A experiência de trocas foi muito rica tanto por ver as diferentes realidades urbanas e ao mesmo tempo o quanto as realidades do serviço público se aproximam. Ver experiências sobre algumas deficiências que identificamos em nosso município tb é muito interessante. 
Érica Paulinho, Osaco/SP 
 

Não perca a oportunidade! Municípios interessados devem se inscrever dentro do prazo. Para mais informações, acesse o site do Ministério das Cidades ou entre em contato pelo e-mail cgac@cidades.gov.br. 

Capacidades: Conhecer para Desenvolver!

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas - CGFCG/DEDUM/SNDUM  

E-mail: capacidades@cidades.gov.br 
Telefone: (61) 3142-0635