Projeto Riograndina Resiliente apoiado pelo Programa Cidade Presente, venceu o Desafio dos ODS no G20Social.
Riograndina Resiliente, um exemplo de ação integrada, é um modelo escalável de Desenvolvimento Urbano Sustentável.
21 de novembro de 2024, às 16:24
Brasília (DF) – Na abertura do Conexão 2030, realizada em 14 de novembro no Rio de Janeiro e parte da agenda do G20Social, Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, conquistou o primeiro lugar no Desafio dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), na categoria Ação Climática, com o projeto Riograndina Resiliente.
Este projeto é resultado de uma parceria técnica entre o Ministério das Cidades (MCidades), representado pelo Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (DEDUM), e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para promover a Agenda de Desenvolvimento urbano Integrado (DUI). O DUI defende um processo coordenado de articulação de políticas públicas, projetos setoriais e atores para viabilizar a urbanização inclusiva, resiliente, próspera e sustentável no território.
A premiação foi concedida pelo programa Rio Inclusivo e Sustentável que reconheceu 10 iniciativas de municípios e Comitês da Bacia Hidrográfica do estado do Rio de Janeiro, destacando seis categorias com projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à Agenda 2030.
Esta é uma proposta que engloba medidas de revitalização de espaços públicos, identificação e categorização de zonas de perigo, bem como a restauração de bens históricos, entre outras ações. A principal meta é preparar a comunidade e evitar potenciais catástrofes naturais, fomentando mais segurança e bem-estar. “Mais do que um troféu, essa conquista reafirma que Nova Friburgo está trilhando um caminho responsável e sustentável, com foco em infraestrutura, preservação ambiental e, principalmente, na prevenção e mitigação de desastres naturais.” conforme postado no Instagram oficial do prefeito senhor Johnny Maycon. Desta forma, comunidades engajadas podem atingir um modelo expansível para outras regiões da mesma cidade ou replicadas em outros bairros e cidades próximas como estímulo ao desenvolvimento local
Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br