Brasília (DF) – O Ministério das Cidades vai apoiar eventos da Semana de Urbanismo, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, na capital federal. A celebração une três agendas do ministro Jader Filho: a assinatura da carta de intenção entre Ministério das Cidades e a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos; a abertura do IX Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede); e a cerimônia de premiação do Prêmio Periferia Viva.

Carta de intenção entre Ministério das Cidades e a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos

O primeiro compromisso da Semana de Urbanismo será conduzido pela Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. O Ministério das Cidades será um dos signatários da carta de intenção com claro compromisso para implementar ações voltadas para o fortalecimento institucional para o desenvolvimento urbano e a inclusão social. A ideia é promover o desenvolvimento urbano sustentável, reduzir as desigualdades e ampliar o acesso a bens e serviços nas áreas centrais dos municípios brasileiros.

O encontro acontecerá no Bloco K da Esplanada dos Ministérios, no auditório localizado no subsolo do Ministério do Planejamento e Orçamento.

IX Encontro InRede

A InRede surgiu de uma rede colaborativa entre os institutos de planejamento urbano dos municípios brasileiros. A missão é enfrentar os desafios das cidades e torná-las cada vez mais inclusivas e resilientes. Esta rede desempenha um papel importante ao promover a integração e o compartilhamento de ideias e experiências valiosas, que visam o desenvolvimento ordenado das cidades do país, sob um olhar integrador, interdisciplinar e conectado com as pessoas.

O nono encontro da InRede acontecerá nos dias 28 e 29, no Edifício Celso Furtado e no Brasília Palace Hotel, respectivamente. Cada reunião é uma oportunidade única para discutir o planejamento urbano das cidades, principalmente em um período de transição de gestões municipais. O evento será aberto ao público. A participação é confirmada após o preenchimento do formulário de inscrição disponível na plataforma ReDUS.

Prêmio Periferia Viva

A segunda edição do Prêmio Periferia Viva premiou 178 iniciativas de todo o Brasil pelo trabalho de enfrentamento das desigualdades socioespaciais e desenvolvimento sustentável nas periferias brasileiras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer na Torre de TV de Brasília (atente para a mudança de local), no dia 28 de novembro. O tema do prêmio deste ano foi “Periferia Viva é Periferia Sem Risco”.

Confirmação de Presença na Cerimônia de Premiação do Prêmio Periferia Viva

Matéria compilada pela Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades.

Disponível em https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/noticia-mcid-n-816

O Dia Mundial do Urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo é celebrado anualmente no dia 8 de novembro, e tem como objetivo promover a consciência, a sustentação, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo.

A data foi sugerida em 1934, pelo professor e engenheiro argentino Carlos Maria Della Paolera em seu manifesto intitulado “El Simbolo del Urbanismo” (O Símbolo do Urbanismo), um ano depois da Carta de Atenas. Nesse manifesto ele também cria a bandeira do Urbanismo, que reúne em suas cores os elementos naturais essenciais à vida: Sol (em amarelo), vegetação (em verde) e ar (em azul). Esses elementos fazem referência ao equilíbrio entre a natureza e os seres humanos.

O símbolo do urbanismo foi adotado no Congresso de Urbanismo de Besançon, em 1935, no 1º Congresso Argentino de Urbanismo, em Buenos Aires, em 1935, e no 1º Congresso de Urbanismo do Chile, em 1938, mas, somente em 1949 o Dia Mundial do Urbanismo foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, que instituiu a data comemorativa.

No Brasil, o ex-presidente José Sarney sancionou a data em 1985. Atualmente, o Dia Mundial do Urbanismo e seu símbolo  são reconhecidos em mais de 30 países.

Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG/DEDUM/SNDUM
Telefone: (61) 2034-4692
E-mail: capacidades@cidades.gov.br