Lançamento da plataforma GeoReDUS com dados georreferenciados para apoiar políticas urbanas sustentáveis.
Ferramenta gratuita reúne informações sobre moradia, saúde, educação e infraestrutura urbana para gestores públicos.
Publicado em 06/05/2025 15h16 | Atualizado em 06/05/2025 15h23

Brasília (DF)- Nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025, será lançado oficialmente o GeoReDUS, uma plataforma inovadora que disponibiliza de forma aberta, gratuita e acessível dados georreferenciados intraurbanos sobre moradia, população, saúde, educação, infraestrutura e serviços urbanos. A iniciativa tem como objetivo apoiar gestores públicos no planejamento e na tomada de decisões voltadas ao desenvolvimento de cidades mais justas e sustentáveis.
Desenvolvido por meio de uma colaboração entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP, via projeto MAPi, e organizações parceiras da ReDUS (como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos – FNP, a consultoria ORI:ORO e a agência de cooperação internacional GIZ), o GeoReDUS se propõe a preencher uma lacuna enfrentada especialmente por municípios que não possuem sistemas próprios de dados georreferenciados.
A proposta é democratizar o acesso à informação urbana qualificada, fortalecendo a capacidade de planejamento dos gestores públicos,
Além de apresentar a plataforma, o evento busca fomentar uma rede colaborativa de dados urbanos, convidando instituições públicas, privadas e da sociedade civil a se unirem em parcerias estratégicas para ampliar o uso e o impacto da ferramenta em diversas escalas territoriais.
O lançamento da plataforma será marcado por um webinário aberto ao público, às 15h (horário de Brasília), com inscrições disponíveis em: https://bit.ly/georedus25.
Inscreva-se e participe!!!